Jul 25, 2017

Posted by in dicas, geral | 0 Comments

A importância do rodízio de pneus

O pneu é uma das partes mais importantes do carro, sem duvidas. Ele que é o responsável pela eficiência de frenagem e da estabilidade de curvas, além do fato de suportar todo o peso do carro. Portanto, é muito importante que você mantenha uma boa condição de uso para garantir a durabilidade e, principalmente, a segurança do motorista e dos seus passageiros.

 

Para isso, é sempre importante uma manutenção preventiva. O rodízio de pneus é um procedimento fundamental para prolongar a vida útil do pneu. Esse procedimento consiste na troca de posições dos pneus -podendo ser radial ou diagonal-, do tipo –se é simétrico, assimétrico ou unidirecional-, e da tração do veículo, se é dianteira, traseira ou tração das quatro rodas. Além de tudo isso, é importante assegurar que cada pneu passe por todas as posições de montagem, para que o proprietário consiga equilibrar os desgastes. Uma coisa interessante, é que também é recomendável que se use o estepe.

 

Fazer o rodízio de pneus de maneira freqüente, permite que o desgaste dos pneus seja de maneira igual, equilibrando o desempenho do veículo, em relação a dirigibilidade e a frenagem. Por isso é de muita importância que se faça o procedimento do rodízio. Outra coisa que devemos ressaltar, é que esse procedimento deve ser realizado ou a cada oito mil quilômetros para pneus radiais ou a cada cinco mil quilômetros para pneus diagonais.

 

Quando não se é mais possível realizar o rodízio, e todos os pneus já terem passado por todas as posições, é importante que você tenha que realizar a troca por um novo. Se os pneus estiverem fora da validade, nem pense em realizar o procedimento, pois isso pode colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco. Para isso, eu recomendo a Gilson Pneus, que é uma loja localizada no Rio de Janeiro, que tem uma variedade muito vasta de pneus e até outros serviços também. Vale a pena conferir.