Apr 12, 2017

Posted by in geral | 0 Comments

O que é ceratocone?

Já ouviu falar em Ceratocone? Talvez você tenha o problema mais ainda não saiba. Se quer entender melhor sobre isso continue lendo o nosso artigo que vamos te mostrar de forma detalhada o que ele é, suas causas e como ele acontece.

Para começar o Ceratocone se trata na realidade de uma doença que afeta diretamente o formato e a espessura da córnea do olho, ao fazer essa alteração de formato e espessura ele provoca a distorção das imagens. Dessa forma a pessoa que possui o ceratocone tem problemas ao enxergar e acaba vendo as imagens de forma distorcida.

Assim como a grande maioria das doenças oculares o ceratocone é uma doença progressiva, dessa forma se não for tratada ela só vai piorando. Para fazer o diagnóstico dessa doença é preciso que o médico especialista encontre as características clínicas e objetivas da manifestação do problema, as características objetivas são feitas por meio de exames clínicos como a tomografia e topografia de córnea. Para saber mais, fomos até o Rio de Janeiro, na Visare Rio, conversar com o Dr Renato Ambrosio!

Sintomas de Ceratocone

O principal sintoma do Ceratocone é a visão borrada e as imagens distorcidas, as distorções das imagens podem ser tanto para perto quanto para longe, sintomas como dores de cabeça, coceira e halos em torno das luzes também são sintomas que podem iniciar a presença desta doença.

Tratamento de Ceratocone

Para fazer o tratamento do ceratocone é preciso primeiramente entender qual a origem do problema e o estado em que ela está, o tratamento da doença tem como principal objetivo proporcionar uma boa visão ao paciente. Existem várias alternativas de tratamento que podem corrigir o problema.  Você que sofre com o problema pode optar por utilizar:

Óculos como tratamento
Essa é na realidade a primeira opção que o paciente recebe do seu médico, a prescrição de óculos é mais indicada nos casos em que a doença está no início e pode ser facilmente corrigida

Lentes de Contato como tratamento para ceratocone.
A partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, a lente de contato é a próxima alternativa, geralmente é utilizada a lente rígida gás permeável.

As alternativas de tratamento sempre são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

Lentes de Contato

As lentes de contato são também uma excelente alternativa para a correção do problema, a partir do momento em que os óculos não conseguem fornecer um bom resultado, as lentes de contato entram em ação para ajudar os pacientes que sofrem com o problema.  Ela é muito indicada também para os casos onde o paciente não consegue se adaptar com o óculos ou tem determinado trabalho que impossibilite que ele faça uso do aparelho.

Crosslinking

crosslinking da córnea para corrigir o problema do ceratocone é na realidade um tipo de tratamento relativamente novo no mercado, ele foi desenvolvido com o principal objetivo de aumentar a resistência da córnea, por meio do aumento da sua estabilidade.

 

Transplante de Córnea

O transplante de córnea é mais usado em casos graves, onde os óculos e a lente não trariam uma melhora satisfatória para o cliente. Por outro lado o transplante de córnea funciona perfeitamente nos casos onde o paciente está em um estado tão avançado da doença que ele pode até mesmo ter o afinamento da córnea.

Implante de Anel

O implante de anel ou Anel de Ferrara é uma alternativa para quem quer evitar o transplante de córnea, o cirurgia é rápida e o paciente é liberado assim que termina o procedimento.

Estes são apenas alguns exemplos dos tratamentos que são indicados para a correção do Ceratocone, vale ressaltar que a consulta médica é indispensável.